sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ENTENDENDO A PSICANÁLISE

I. Que é a Psicanálise?

A Psicanálise é a ciencia do inconsciente, falar de psicanálise nos tempos atuais é contar com um recurso fundamental descoberto e inventado por um psicanalista que tinha como formação primeira, a de ser um homem da ciência, médico neurologista, que percebeu que os sintomas e as doenças que seus pacientes tinham, não pertenciam ao âmbito do corporal, portanto, do biológico. Esse homem é o Dr. Sigmund Freud, médico austríaco que viveu nos idos de 1856-1939; ele escutou através dos relatos de seus pacientes que o sofrimento que eles sentiam, transcendiam ao biológico, estavam ligados ao psíquico, ao discurso que eles apresentavam, sem saber o que diziam.
Através da psicanalise, o homem compreende-se, resolve-se e melhor atende seus semelhantes, bem como a sociedade em que vive. No nosso inconsciente, resiodem os desejos e as plsoes (instintos). No inconsciente nós guardamos todas as nossas impressões, como marcas inapagáveis e que nos acompanham por toda a vida.

II. Para que serve a Psicanálise?

Serve para tratar das doenças emocionais nos seus sintomas neuróticos, como: fóbias (medos), conflitos pessoais e interpessoais, disturbios de comportamentos, disturbios do sono, doenças emocionai, depressões, bloqueios, inibições, traumas, transtornos de pânico, conflitos conjugais, disturbios sexuais, recalques, anciedades, neuroses, estresse, angustias, drogas dentre outros problemas. Esses males provocam na pessoa um quadro de insatisfação e mal-estar generalizado, diminuindo o seu prazer de viver, repercutindo ainda, negativamente, nas suas relações familiares, de trabalho, enfim, prejudicando a sua auto-estima e sua qualidade de vida.

Pessoas com esses problemas, sente-se perdida dentro de sí mesmas, procura uma saída e não encontra. Por isso é importante que procure um psicanalista, que com a tecnica psicanalista, vai orientá-la, analisando o seu material verbalizado, encontrando a causa ou causas específicas de tais sintomas. Disto decorre a cura, o que traz de volta o prazer na vida.

José Nilton Barbosa - Diretor Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário